sábado, 13 de novembro de 2010

Hemorragia

È o extravaso de sangue devido a ruptura do vaso.O sangramento capilar pode ocorrer sob condiçoes de congestao crônica e uma tendencia aumentada á hemorragia de lessão.A hemorragia pode se apresentar de varias formas e tamanho dependendo da extensao e sda localizaçao do sangramento.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Hiperemia

É caracterizada pelo aumento da quantidade de sangue no interior dos vasos de orgão. É classificada como; hiperemia ativa ou passiva.
    A hiperemia ativa é a dilatação artereolar com o aumento do fluxo no local.
    A hiperemia passiva´, também chamada de cpngestão, ocorre com a redução da drenagem venosa, o que provoca distensão das veias distais, vênulas e capilares, e, por isso a região comprometida adquire uma cor vermelho-escuro devido a alta concentração de hemoglobina desoxigenada.

Alterações das Fibras Colágenas e Reticulares

As transformações nas fibras colágenas e reticulares podem acontecer devido a:
-Defeitos genéticos que comprometem a estrutura ou a síntese de degradação do colágeno.
-Alterações adquiridas que interferem na sua síntese de degradação.
As alterações do colágino por defeitos genéticos são raras. são conhecidas como mutação nos genes.
os defeitos adquiridos do colágeno ocorrem de agressões que perturbam os mescanismos pós-transcricionais de sua síntese.

sábado, 16 de outubro de 2010

Ictericia Neonatal

Caracterizada por uma manifestação fisiologica ou patologica que acontece com o recém-nascido decorrente do aumento da bilirrubina na corrente sanguinea. É chamada de Ictericia e ocorre nas primeiras 24 horas de vida, está associada a palidez aumento do figado e do baço. Pode durar mais que uma semana nos recém-nascidos a termo e nos pré-maturos. As causas mais comuns são a incompatibilidade sanguinea entre mãe e filho, sexo e idade do feto, entre outros.

domingo, 3 de outubro de 2010

Calcificação mamaria

    Dados mostram que maioria dos pacientes chegam para o tratamento da calcificaçao mamaria em uma fase bem mais tardia da doença dificultato assim o tratamento, deixando a paciente com poucas chances de u8ma possivel recupereação.
     O diagnostico precose alem de diminuir a mortalidade,possibilita um tratamento conservado  e com grandes chances de cura.

SARA

         A (SARA) Sindrome da Angustia Respiratória Aguda é tida como um quadro de lesão pulmonar agudo,associada a edema pulmonar agudo,nao hidrotático e a hipoxemia severa, com alta taxa de mortalidade entre, 10 e 90% ( média de 50%) dependendo do fator associado.
          Os principais sintomas sao; insuficiencia respiratoria, anoxemia, e sindrome do desconforto respiratorio em adulto.

domingo, 19 de setembro de 2010

Dermatomiosite

È uma doença inflamatoria degenerativa que compromete toda pele e musculatura.
Ocorre mais em mulheres podendo lesa toda aregiao tecidual mole e favorecer deposito de sais e tecidos.

Silicose

             È uma doença cronica fibrinogenica, de evoluçao lenta, progressivel e irrevessivel causada pela inalaçao da poeira de sílica livre cristalizada.Uma das causasa que apresentam maior risco para a doença sao jateamentos de areia, a mineraçao e trabalhos em poeiras, fundiçoes, ceramicas e moagem de pedras.
              Além de problemas pulmonares da sílica livre, tambem existem varias outras enfermidades associadas como; tuberculose, esclerose Sistemica , artrite reumatóide, anemia hemolitica, dermatite entre varias outras doenças.

domingo, 12 de setembro de 2010

UROLITÍASE

UROLITÍASE
È um grande probema de saúde pública, pois, apresenta um elevado custo socio-econômico devido ao grande numero de pessoas por ela acometicas.
Os fatores são: idade, sexo, hereditariedade, sobrepeso e obesidade, fatores climáticos e sazonais, sedentarismo, falta de ingestão de líquidos entre outros.

INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA EM CRIANÇAS

RELATO DE CASO

Garoto M.S.L. de 11 anos, internado no serviço hospitalar com crises convulsivas - tônico - crônicas generalizada. Na sua história patológica tinha insuficiencia renal crônica desde os 4 anos, usava os medicamentos; Calcitriol, Carbonato de Calcio e Eritropoetina para controle da doença. Aos 8 anos sofreu fratura no colo do fêmur,depois teve paralisia de dominio direito. Dois meses antes da atual internação teve uma AVE isquêmica, e outras complicações.
No hospital foram realizados exames; físicos, ecocardiografia, ultra-sonografia, e hemogramas onde apresentavam resultados indesejados. E o quadro do garoto evoluiu e o mesmo foi a óbito. A causa da morte foi o edema cerebral e infarto isquêmico cerebral direito.
Conclusão da anatomia patológica: glomerulonefrite crônica, hiperparatiroidismo secundário, osteodistrofia renal, calcificação metatásticos em varios orgãos e vasos, infarto do miocárdio e neurose isquêmica cerebral.

domingo, 5 de setembro de 2010

Calcificação

O corpo humano adulto apresenta cerca de 1kg a 2kg de calcio onde 99% estão localizados no esqueleto e nos dentes. A cada dia 500mg de calcio são mobilizados dos ossos pela osteólise osteocita e redepositado no novo tecido osteóide aposto.mas, apesar de essencial, o calcio é um elemento tóxico para as células. por isso existem mecanismos diversos e complexos para manter um elevado gradiente de concentração, de modo a manter o calcio intracitoplasmático em nivel rigirosamente baixo, o que permite seu papel como segundo mensageiro na tradução de sinais intracelulares; por esse mecanismo o cálcio participa de importantes processos fisiologicos como a, ativação, secreção, contração, exaustão e até mesmo, morte celular

Pigmentação

Pigmentação

Acúmulo normal patologico, de pigmentos no organismo. a pigmentação patológica pode se apresentar pelo resto de alterações bioquimicas pronunciadas, e o acumulo ou a eliminação de certos pigmentos que é um dos aspectos mais parcantes em varias doenças. os pigmentos originam-se de substancias sintetizadas pelo proprio organismo, que podem ser pigmentos exogenos ou endogenos.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Doença de Gaucher

É uma doença genética relacionada com o metabolismo dos lipídeos. É causada por uma deficiência na enzima glucorebrosidade, que leva á acumulação do seu substrato, um glucocerebrosídeo.

Lesão Reversivel

No principio a lesão aparece por meio de mudanças funcionais e morfológicas que são reversíveis isto é se o estimulo nocivo for retirado.Algumas características da lesão reversível podem ser, a redução da fosforilação oxidativa, redução na quantidade de adenosina trifosfato (ATP) e edema célular provocado por alterações de íons e influxo de agua.

Os mecanismos das lesões

Lesão irreversivel e morte celular
Com o crescimento do dano a lesão se torna irreverssivel e a célula passa então a não ter mais como se recuperar.

Lesão e morte celular

A lesão celular acontece quando as células passam por um "estresse tão duro" 
que não podem mais serem capazes de se adaptar. 
A lesão pode passar para um estagio reversível e chegar na morte celular.