domingo, 19 de setembro de 2010

Dermatomiosite

È uma doença inflamatoria degenerativa que compromete toda pele e musculatura.
Ocorre mais em mulheres podendo lesa toda aregiao tecidual mole e favorecer deposito de sais e tecidos.

Silicose

             È uma doença cronica fibrinogenica, de evoluçao lenta, progressivel e irrevessivel causada pela inalaçao da poeira de sílica livre cristalizada.Uma das causasa que apresentam maior risco para a doença sao jateamentos de areia, a mineraçao e trabalhos em poeiras, fundiçoes, ceramicas e moagem de pedras.
              Além de problemas pulmonares da sílica livre, tambem existem varias outras enfermidades associadas como; tuberculose, esclerose Sistemica , artrite reumatóide, anemia hemolitica, dermatite entre varias outras doenças.

domingo, 12 de setembro de 2010

UROLITÍASE

UROLITÍASE
È um grande probema de saúde pública, pois, apresenta um elevado custo socio-econômico devido ao grande numero de pessoas por ela acometicas.
Os fatores são: idade, sexo, hereditariedade, sobrepeso e obesidade, fatores climáticos e sazonais, sedentarismo, falta de ingestão de líquidos entre outros.

INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA EM CRIANÇAS

RELATO DE CASO

Garoto M.S.L. de 11 anos, internado no serviço hospitalar com crises convulsivas - tônico - crônicas generalizada. Na sua história patológica tinha insuficiencia renal crônica desde os 4 anos, usava os medicamentos; Calcitriol, Carbonato de Calcio e Eritropoetina para controle da doença. Aos 8 anos sofreu fratura no colo do fêmur,depois teve paralisia de dominio direito. Dois meses antes da atual internação teve uma AVE isquêmica, e outras complicações.
No hospital foram realizados exames; físicos, ecocardiografia, ultra-sonografia, e hemogramas onde apresentavam resultados indesejados. E o quadro do garoto evoluiu e o mesmo foi a óbito. A causa da morte foi o edema cerebral e infarto isquêmico cerebral direito.
Conclusão da anatomia patológica: glomerulonefrite crônica, hiperparatiroidismo secundário, osteodistrofia renal, calcificação metatásticos em varios orgãos e vasos, infarto do miocárdio e neurose isquêmica cerebral.

domingo, 5 de setembro de 2010

Calcificação

O corpo humano adulto apresenta cerca de 1kg a 2kg de calcio onde 99% estão localizados no esqueleto e nos dentes. A cada dia 500mg de calcio são mobilizados dos ossos pela osteólise osteocita e redepositado no novo tecido osteóide aposto.mas, apesar de essencial, o calcio é um elemento tóxico para as células. por isso existem mecanismos diversos e complexos para manter um elevado gradiente de concentração, de modo a manter o calcio intracitoplasmático em nivel rigirosamente baixo, o que permite seu papel como segundo mensageiro na tradução de sinais intracelulares; por esse mecanismo o cálcio participa de importantes processos fisiologicos como a, ativação, secreção, contração, exaustão e até mesmo, morte celular

Pigmentação

Pigmentação

Acúmulo normal patologico, de pigmentos no organismo. a pigmentação patológica pode se apresentar pelo resto de alterações bioquimicas pronunciadas, e o acumulo ou a eliminação de certos pigmentos que é um dos aspectos mais parcantes em varias doenças. os pigmentos originam-se de substancias sintetizadas pelo proprio organismo, que podem ser pigmentos exogenos ou endogenos.